limpieza-intima-hombreAposto que depois de ler esta matéria, você se perguntará por que não descobriu essas informações sobre o assunto antes. De uma maneira clara e cuidadosa, abordaremos o tema da saúde sexual masculina e os principais cuidados com este órgão sexual. De nada adianta cuidarmos do visual, da pele e do cabelo … se esquecermos da parte que fica escondida sob as roupas, que é essencial para a nossa fisiologia e principalmente no momento do encontro sexual. Chega de vergonha, e aprenda BEM sobre o assunto.

Higiene

A maioria dos homens passa uma água no pênis na hora do banho e  “pronto, tá bom” ! Será que se todos soubessem que a  limpeza do local é uma das principais maneiras preventivas do câncer de pênis,  talvez caprichariam mais na hora de higienizá-lo?

” Só no ano de 2006 foram mil amputações do órgão pelo SUS devido ao problema de câncer peniano (Sociedade Brasileira de Urologia)

Não é só a pele do rosto que possui glândulas sebáceas. A glande (cabeça do pênis)  e o prepúcio (pele) também as contêm. Em alguns pênis, elas são mais dilatadas e parecem bolinhas brancas pequenas. Alguns homens, por motivos estéticos as retiram por cauterização térmica.

Essas glândulas, citadas no parágrafo anterior, são essenciais, já que liberam substâncias pra proteção e lubrificação. Essas substâncias são pastosas, brancas, e tem uma química semelhante a do queijo, assim sendo,  têm um cheiro característico. Estou falando do ESMEGMA. Entretanto, seu acúmulo causa um odor péssimo e forte, além de um ambiente próspero para infectar e inflamar.

1) Lave TODOS os dias seu pênis com água corrente e sabonete neutro (uma vez durante o dia é indispensável);

2) Puxe bem o prepúcio (pele) para trás e limpe completamente a região que fica coberta, não deixando o esmegma se acumular;

3) Depois de lavar, enxugue! Você previne assaduras;

4) Não use pomadas ou cremes, sem antes consultar um médico;

5) Corte o excesso de pelos da região pubiana, para não ferir a glande quando estes ficam enroscados nela evitando ferimentos locais;

6) Lavar a mão antes de urinar é importante e evita doenças, pois o pênis está limpo e a mão pode estar contaminada;

7) Urinou? Pegue um pedaço de papel higiênico e enxugue-o, cara. Assim você não deixa resíduo de urina na pele, que pode causar inflamação (principalmente para quem tem muita pele);

8) Lave o pênis antes e logo após a relação sexual. A secreção vaginal pode provocar irritações e inflamações também, se permanecer por muito tempo no membro.

Para finalizar, quero informar que a maioria das doenças e problemas relacionados com o nosso órgão sexual pode ser reversível. O grande problema dos homens é que esperam muito pra solicitar ajuda de um profissional médico, e nesse interím, a doença pode agravar ou complicar.

Consulte seu urologista pra tirar alguma outra dúvida, e lembre-se que quando mais cedo o tratamento, maior a chance de curar! A prevenção SEMPRE é o melhor caminho pra saúde.

Referências
NETTO JUNIOR, Nelson Rodrigues. Urologia Prática. 5. Ed.. Roca, 2007.
RHODEN, Ernani Luis et al. Urologia – Série No Consultório. Artmed, 2009.
RODRIGUES NETTO JR., Nelson; WROCLAWSKI, Eric Roger. Urologia: fundamentos para o clínico. Rio de Janeiro: Sarvier, 2000.
SROUGI, Miguel; JOSÉ CURY. Urologia básica: curso de graduação médica. Barueri, SP: Manole, 2006
Instituto Brasileiro de Interdisciplinariedadade de Sexologia e Medicina Psicossomática

(53)