Por que às vezes a lua é visível também durante o dia?

Amiga dos mais românticos e apaixonados, responsabilizada pelas nossas variações de humor e cientificamente culpada pelas variações da massa marítima, a Lua, nosso satélite natural cheio de beleza e de histórias, sempre foi alvo do fascínio humano, e não é à toa que a chegada do homem à Lua ainda rende tantas discussões.

Se você é do tipo que deixa a mente viajar quando olha para o céu com admiração e perplexidade, já deve ter visto que, não raramente, a Lua enfeita o teto do mundo até mesmo durante o dia.

Mas como?

Isso acontece em função do brilho da luz do Sol sobre a Lua que, em determinados momentos, promove um alinhamento perfeito que coincide com a rotação do nosso planeta.

Nós só conseguimos enxergar a Lua quando ela está posicionada acima da linha do horizonte, e isso acontece durante 12 horas de cada dia. Não é de se surpreender, portanto, que algumas dessas horas de aparição acabem acontecendo durante o dia, já que nossa noite não dura 12 horas.

A Lua fica visível durante o dia, basicamente, porque o tempo de exposição do nosso satélite coincide com a aparição do Sol. Ela fica visível quase todos os dias mesmo quando não é noite, exceto quando está próxima de se tornar uma lua nova ou cheia.

Fonte: Mental Floss/ALEX WATT

(4)

Deixe uma resposta