O que faz com que os fogos de artifício tenham cores diferentes?

Um dos eventos marcantes de todo fim de ano certamente é o show de fogos de artifício, e você nem precisa ir até Copacabana para saber do que estamos falando. Os shows de fogos se popularizaram tanto que é difícil encontrar um lugar onde não exista nenhum tipo de programação.

Entre os tipos de fogos mais populares estão aqueles coloridos, que enfeitam o céu e fazem nossos corações bater mais rápidos, emocionados. São eles, os fogos de artifício, que nos acompanham na passagem do ano e nos fazem pensar em coisas boas que gostaríamos que acontecessem no ano seguinte.

Ainda que os fogos em si sejam pura emoção, por trás de cada explosão que ilumina nossas passagens de ano está mesmo uma bela mistura química. As chamadas estrelas pirotécnicas são feitas à base de pólvora, que é um pó escuro.

Estrelas pirotécnicas

fogos de artifício

Depois, a mistura explosiva recebe combustível, oxidante, pó metálico e aglutinante, que faz com que todos esses ingredientes fiquem unidos. A explosão acontece graças à pólvora, e o gás e o calor produzidos pela combustão é o que faz os formatos de estrelinhas no céu.

Nesse momento, o pó metálico adicionado à mistura acaba absorvendo a energia da explosão e seus elétrons entram em um estado mais excitado de energia. Quando voltam ao seu estado fundamental, o excesso de energia se converte em luz.

Cada tipo de pó químico produz uma diferente forma de energia, e por isso conseguimos manipular os fogos de artifício, para que existam em formatos e colorações distintos. A seguir, descubra quais metais produzem cores diferentes na explosão de fogos de artifício:

Vermelho: temos o carbonato de estrôncio para vermelhos intensos e o de lítico para os vermelhos médios;

Laranja: cloreto de cálcio;

Amarelo: nitrato sódio;

Verde: cloreto de bário;

Azul: cloreto de cobre;

Roxo: estrôncio e compostos de cobre;

Dourado: carvão e ferro;

Branco e prateado: titânio, alumínio, magnésio e berílio.

***

Sempre vale lembrar que é preciso o máximo cuidado para soltar fogos de artifício, e que, nesse momento, é importante não ter crianças e animais de estimação por perto. Na dúvida, contente-se em assistir aos shows pirotécnicos promovidos pela prefeitura da cidade onde você estará – esses shows são feitos por profissionais, e assim não há risco de acidentes.

Fonte: Mental Floss/Matt Soniak

(3)

Deixe uma resposta