Conheça os rostos por trás das vozes desses grandes dubladores

Goste ou não, a dublagem é algo muito importante para a popularização de um filme, seriado ou desenho animado. Nem todo mundo possui conhecimento em outras línguas e a dublagem possibilita um contato mais natural às essas obras estrangeiras.

Confira a seguir as pessoas responsáveis pelo excelente trabalho de dublagem que acontece no Brasil. Os atores que emprestam suas vozes para os mais diversos personagens.
 

Alexandre Moreno

Alexandre Moreno

A cara por trás da voz do Bilbo Bolseiro da trilogia de filmes do Hobbit. Moreno é também o dublador oficial de atores como Adam Sandler e Ben Stiller. Um de seus personagens mais famosos é o Alan Harper do seriado Two and a half men. No ramo de desenhos animado e filmes de animação, é o responsável pelas vozes do Gato de Botas (Shrek), o Síndrome (Os Incríveis), Ciclope (X-men: Evolution), Pinky (Pinky e o Cérebro) e o Norbert (Castores Pirados).

Flávia Saddy

Flávia Saddy

Atriz, dubladora e locutora esportiva, Flávia Saddy é a voz de Natalie Portman no Brasil. Além dessa atriz, Saddy também interpreta a Barbie na maioria dos filmes da boneca, é a nova voz de Lisa Simpson, e mais recentemente deu a voz para a Mulher Maravilha de Gal Gadot. Outra heroína a quem já emprestou sua voz foi a Super Girl no desenho da Liga da Justiça. No mundo dos games, dublou a personagem Widowmaker de Overwatch.

Marco Ribeiro

Marco Ribeiro

Marco Ribeiro é um dublador experiente lembrado por fazer a voz de vários personagens engraçados. Um de seus trabalhos foi a voz de Yusuke Urameshide Yu Yu Hakusho, uma das adaptações brasileiras de anime mais engraçadas dos anos 90. Também é a voz oficial de Robert Downey Jr., podendo ser ouvido em Homem de FerroJim Carrey e Tom Hanks, incluindo sua versão em animação de Woody de Toy Story.

Guilherme Briggs

Guilherme Briggs

Provavelmente é o dublador mais conhecido no Brasil. Briggs possui uma voz extremamente versátil capaz de dar vida tanto a personagens heroicos e bons-moços, como o Superman e Buzz Lightyear, e a personagens malucos e hiperativos como o Freakazoid e Cosmo de Padrinhos Mágicos. Atualmente é a voz oficial de Harrison FordMickey Mouse e a Miss Piggy de Muppets.

Wendel Bezerra

Wendel Bezerra

Outra voz reconhecidíssima no Brasil, principalmente por dois personagens que não tem nada em comum: Goku de Dragon Ball Z e Bob Esponja. Uma voz que Wendel Bezerra diz gostar muito de fazer é a do aventureiro Bear Grylls. Sua voz está presente em vários desenhos animados e animes japoneses, como Jackie ChanPain de Naruto e Sanji de One Piece. Também pode ser ouvido nas falas de vários personagens de League of Legends.

Úrsula Bezerra

Úrsula Bezerra

O talento com a voz é aconteceu em mais de uma vez na família Bezerra, também presente em Úrsula Bezerra, irmã de Wendel. Úrsula faz a voz de Gokuquando criança e de Naruto, algo que é muito comum no mundo da dublagem, que mulheres fazendo a voz de garotos jovens. Também é a voz de personagens em vídeo games, como Ratatoskr em Smite e Gnar em League of Legends.

Selma Lopes

Selma Lopes

Selma Lopes é a clássica voz de Marge Simpson e de qualquer papel que Whoopy Goldberg faça. Além disso, possui uma grande presença em filmes de animação da Disney, geralmente emprestando sua voz para personagens anciãs e sábias, como a Vovó Fa em MulanMama Odie em A Princesa e o Sapo, e Vovó Willow em Pocahontas. Nos animes é a voz da Mestra Genkai em Yu Yu Hakuhso e as bruxas de A Viagem de Chihiro.

Orlando Drummond

Orlando Drummond

Foi parar no Guinness Book por ser o dublador que dublou o mesmo personagem por mais tempo, no caso o Scooby-Doo por mais de 35 anos. A maioria dos personagens pelos quais é mais conhecido são de obras dos anos 80, como o Vingador de Caverna do DragãoAlf de Alf o Eteimoso, e o Gato Guerreiro de He-man. Outros personages que também possuem a voz de Drummond são Puro-osso de Billy e MandyPopeye e Gargamel.

Garcia Júnior

Garcia Júnior

Garcia Júnior começou a trabalhar com dublagem ainda aos 10 anos, fazendo a voz do Pica-pau. Contudo, é mais conhecido por seus trabalhos realizados já em vida adulta, como a voz de He-manCapitão Kirk interpretado por William Shatner, além de ser a voz oficial de Arnold Schwarzenegger. Uma curiosidade é que fez tanto o mocinho quanto vilão em A Bela e a Fera, emprestando sua voz para a Fera e para o Gaston.

Miriam Ficher

Miriam Ficher

Atriz, dubladora e diretora de dublagem que também começou na área bem jovem, ainda aos 13 anos de idade. Miriam Ficher é a voz oficial da Angelina Jolie e da Uma Thurman. Na área dos desenhos animados é responsável pela voz da Velma de Scooby-DooBotan de Yu Yu HakushoPatamon em Digimon e da Vicky de Padrinhos Mágicos.

Obviamente, esses não são todos os melhores dubladores brasileiros. Ainda faltam muitos muitos outros profissionais dessa área que merecem ter seus trabalhos exaltados. Talvez em um artigo futuro faremos uma nova lista com mais dubladores. Fique atento!

Fonte: Aficionados

(5)

Deixe uma resposta