Como preparar um chimarrão

148221081Bebida tradicional do Sul do País, o chimarrão é uma espécie de chá servido quente a qualquer hora do dia. Basicamente, a bebida é montada a partir de erva mate moída. Se antigamente o chimarrão era servido com a erva mais amarga dos pampas gaúchos, hoje já existe uma grande variedade de tipos, preços e sabores de erva mate. Estudos científicos asseguram que o chimarrão possui propriedades nutritivas, é fonte de vitaminas e combate os radicais livres em nosso organismo. Outras características do chimarrão estão relacionadas à melhora no sistema digestivo, combate ao colesterol ruim por sua ação antioxidante e regulação as funções cardíacas e respiratórias.

O que você precisa?

  •  Água
  •  Chaleira
  • Garrafa térmica
  •  Erva mate
    Instruções
    1. O primeiro passo para preparar um saboroso chimarrão é esquentar a água. Ela deve ser esquentada quase ao ponto da fervura. O típico gaúcho chama esse momento de “a hora do chiado”. Quando a chaleira começa a “chiar”, é hora de desligar o fogo. Derrame a água em uma garrafa térmica e feche bem.

    2. Agora, coloque a erva mate na cuia com muito cuidado. O ideal é cobrir a cuia de erva até a borda.

    3. Depois de colocada a erva, é hora de ajeitá-la na cuia. Para isso, espalhe a erva para um dos lados da cuia, deixando espaço no outro lado, para a água quente. Com o aparador, tampe a cuia e vire a erva até que ela se amontoe em um dos lados formando uma espécie de parede.

    4. Com muito cuidado para não queimar as mãos, despeje a água vagarosamente dentro da cuia, pelo lado que estiver mais vazio.

    5. Tenha especial cuidado na hora de colocar a bomba na água. Se inserida do modo errado, a bomba pode entupir com pequenas porções da erva. Para evitar esse problema, tampe o bocal da cuia com o dedo e coloque a bomba até o fundo. Com o bocal ainda tampado, gire a cuia a cerca de 90º até a bomba ficar bem reta. Agora, você pode tirar o dedo e deixar o ar entrar na bomba.

    6. O chimarrão está pronto! Mas atenção: o primeiro gole nunca é bom, já que a erva ainda não teve tempo de se misturar na água. Os gaúchos tradicionais tomam o primeiro gole e cospem. A partir do segundo gole, já é possível sentir o verdadeiro gosto do chimarrão.

      Dicas & Advertências

      • Evite mexer na bomba. Quanto mais ela ser mexida, mais erva entra em seus poros.
      • Conheça a etiqueta de tomar chimarrão. No Rio Grande do Sul, não é de bom tom deixar a bebida pela metade.
      • Observe bem a temperatura da água. Ela deve estar morna. Se estiver muito quente, ela pode queimar a erva e estragar o gosto do chimarrão.

       

      Fonte: Pedro Santos – eHow

(27)