A física nos animais

cachorroO som consiste da vibração das partículas que compõem o ar. Para existir som, é necessário que haja vibração, a variação de pressão no ar. No vácuo (na ausência de matéria), não é possível ouvirmos uma bela canção ou qualquer ruído que seja, já que não é possível transferir, partícula a partícula, a vibração do objeto que produz o som.

Utilizamos como unidade de medida para essa vibração o Hertz (Hz), que significa repetições por segundo. Ou seja, uma frequência de 40.000 Hz indica que há repetição da vibração de 40.000 vezes por segundo. O interessante disso é perceber que há diferenças no modo em que cada ser vivo capta os ruídos a sua volta. Cada espécie desenvolveu um tipo de ouvido para receber essas vibrações, que possivelmente é o mais adequado à sua situação de vida.

No quadro abaixo, há os limites de frequências audíveis ao homem e a mais alguns animais. Os limites da audição humana definem o infrassom (frequências abaixo de 20 Hz) e o ultrassom (frequências acima de 20.000 Hz).fisica

Fonte: Revista Mundo dos Bichos

(28)